quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O JB na Tragédia do Sarriá

Na edição de 06 de Julho de 1982, o JB retratou fielmente o que representou para o país a derrota da nossa seleção para a Itália e a traumática eliminação na Copa do Mundo da Espanha. O episódio ficou conhecido como "A tragédia do Sarriá", por ter sido o jogo realizado no estádio de mesmo nome, na cidade de Barcelona. A capa do caderno de esportes, que está ao lado, traz a exata dimensão do clima vivido no Brasil, após a eliminação. O time comandado por Telê Santana, apesar de ter sofrido críticas antes da Copa, conseguiu mostrar um vistoso futebol que encheu os olhos do mundo. A vitória diante da pouco convincente Itália era mais do que certa. resultado final: Itália 3 x 2 Brasil, com três gols do até então então desconhecido, Paolo Rossi.




A cobertura foi feita pelos repórteres Antônio Maria Filho, Márcio Tavares e Marcos Penido. A foto de capa é de Almir Veiga e a da matéria ao lado é de Alberto Ferreira. A reportagem ganhou o Prêmio Esso daquele ano. Hoje no jornal O GLOBO e com seis copas do mundo no currículo, Marcos Penido teve sua primeira experiência em mundiais no ano de 1982. para ele, uma experiência inesquecível, embora marcada em seu final, pela tristeza:
"Por ter sido a primeira copa, a gente não esquece. Não foi mais marcante que a de 1994, quando o Brasil foi campeão", conta o repórter, lembrando de sua terceira cobertura de copa do mundo e a primeira conquista que presenciou como jornalista esportivo.
Na matéria ao lado, destaque para o desabafo de Paulo Isidoro, jogador preterido por Telê e que não poupou críticas ao comandante, após a eliminação. Marcos Penido conta que tal declaração só foi possível porque naquela época a aproximação com jogadores era muito maior:
"Naquela época não é como hoje. Tínhamos mais acesso aos atletas sem precisar de intermediários, como assessores de imprensa. Convivíamos diariamente e obtínhamos declarações mais ricas em conteúdo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário