terça-feira, 19 de outubro de 2010

Grandes Nomes do JB - Rui Barbosa

Membro fundador da ABL (Academia Brasileira de Letras), jornalista, advogado, jurista, diplomata, ensaísta e orador, o baiano Rui Barbosa assumiu a função de redator-chefe do Jornal do Brasil em maio de 1893. Tendo Barão de Rio Branco como colaborador.

Numa época em que os periódicos eram entregues em carroças, uma nova fase jornalística começou no JB, o objetivo de Rui Barbosa era transformar o jornal em "um instrumento de doutrina e organização, de estudo e resistência, de transação política e intransigência legal."

Líder republicano, Rui Barbosa conduziu o Jornal do Brasil – até então com um posicionamento voltado para a monarquia – opinando a favor da República, mas contrário à ditadura governo de Floriano Peixoto.

Ainda em 1893, com a eclosão da Segunda Revolta da Armada, o já editor-chefe Rui Barbosa escreveu um artigo publicista a favor do movimento e atacando os partidários do governo. Esse foi seu último artigo para o JB. Pois, o então presidente caçar Rui Barbosa “vivo ou morto”, não lhe restando alternativa, a não ser o exílio em Londres após passar por alguns países. Em função de seu posicionamento, o Jornal do Brasil foi punido com o fechamento, voltando a circular somente após um ano e 45 dias.

A era Rui Barbosa trouxe mudanças consideráveis para o periódico. Logo assim que assumiu a redação, mudou o Z de Brasil para S. Além disso, o jornal começou a receber notícias através de transmissões telegráficas por meio da agência Reuter-Havas.
Essa tecnologia, via cabo submarino ligava o país à Europa e possibilitou o início da publicação de notícias internacionais não somente no Jornal do Brasil, mas em todos os principais jornais brasileiros da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário