quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O nascimento de uma história

No ano de 1890, Rodolfo Epifânio de Sousa Dantas, na época ex ministro do Império, com o apoio do escritor Joaquim Nabuco, iniciou a história do que seria um marco na imprensa brasileira: o Jornal do Brazil. Assim, no ano seguinte, em 9 de abril de 1891, é concebida a primeira edição do jornal, em um sobrado na rua Gonçalves Dias, n° 56, no centro da cidade do Rio de Janeiro, que viria carregada pela descrença e crítica ao novo tipo de governo - republicano, já que o jornal era assumidamente a favor da monarquia.

A data do seu lançamento, escolhida para coincidir com o 60° aniversário da ascensão de Dom Pedro II ao trono imperial, deixava clara sua ligação com a monarquia, enfatizada pela edição especial dedicada à vida e obra do monarca, publicada por ocasião no dia de sua morte em Paris, em 5 de dezembro de 1891. Nas suas publicações seguintes, o JB manteve sua postura ideológica de uma forma natural, sem chamar muito a atenção dos republicanos, pois, apesar de seu lado monarquista, o Jornal do Brazil prezava a imparcialidade de sua informação para não sofrer punições do governo vigente.

Porém, com a chegada definitiva de Joaquim Nabuco para chefiar a redação do jornal, em junho de 1891, as críticas ao governo republicano intensificaram-se. Declaradas através de artigos maliciosos, as notícias mostravam ao leitor a profunda ilusão vivenciada pela sociedade com o regime de governo vigente.

A primeira capa:




A primeira capa do Jornal do Brazil, ainda com z no lugar do s, tinha apenas oito páginas abarrotadas de textos, relatando lutas engajadas a favor da monarquia, porém sempre com uma certa dosagem do que seria "aceitável" para o leitor. Não havia fotografias e nem imagens. Para visualizar a capa em tamanho maior basta clicar na própria imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário